Prêmios na prática

Tem pessoas (e marcas) que levam muito a sério prêmios, números de vendas e avaliações especializadas. Serei hipócrita se disser que não ligo, porém não devemos acreditar cegamente em tais fatores.

A começar pelos veículos cedidos para testes em revistas, que são fabricados pra este fim, que com certeza recebem atenção especial no controle de qualidade e são rigorosamente revisados quando passam de uma revista pra outra. Não critico tal atitude, afinal não é qualquer carro que sai ileso de dias sendo usado ao extremo.

Números de venda devem ser desconsiderados num país que se compra carro pensando logo na revenda e não no gosto do comprador. Será que carros premiados como “melhor compra”, “qualidade máxima” e etc realmente condizem com a realidade?

Quando novo, o carro pode ser excelente, mas o tempo é implacável e nossas estradas não perdoam. Será que, um acabamento diferente e refinado hoje amanhã pode descolar, rasgar ou desfiar? Será que a mecânica avançada de hoje amanhã se torne um “mico”, com alto custo de manutenção, baixa disponibilidade de peças e desvalorização galopante?

Temos testes de longa duração, como os da Quatro Rodas que roda 60 mil Km e depois desmonta o carro para análise das peças, é muito bom. Mas há muito chão além disso.

O melhor a fazer é buscar a opinião de quem tem o carro há mais tempo, seja pesquisando em comunidades do modelo, sites de clubes do mesmo e dependendo do modelo, até conversando com taxistas. Também é possível colher informações valiosas com gerentes e mecânicos de locadoras de veículos.

Vale lembrar que por melhor que seja o carro, nenhum sobrevive bem a um dono desleixado, do tipo “só bota gasolina e anda”. Aí o melhor é levar a um mecânico e pedir uma análise detalhada, mesmo que custe alguma coisa. Antes gastar dinheiro com isso do que comprar um carro “no escuro” ou que só passou por uma “olhadinha” pra depois entregar seu salário ao mecânico…

Esse post foi publicado em Mercado e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s